O Projeto de Extensão Lendo as mídias na Educação Básica: experiências, linguagens, tecnologias (Lendo Mídias) busca propiciar um espaço de discussão interdisciplinar para o estudo das práticas de leitura na Educação Básica, focalizando a área de Linguagens e suas tecnologias para o Novo Ensino Médio. A partir de uma base teórica interdisciplinar, o Projeto busca fomentar ações para o uso crítico e criativo das mídias – suas linguagens e tecnologias –, voltadas para estudantes dos Cursos de Licenciatura e professores da Educação Básica. Para tanto, reúne pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, além de estudantes de doutorado, mestrado e graduação, que promovem estudos e metodologias interdisciplinares das práticas de leitura em diferentes campos: ensino, pesquisa e extensão. Formado em 2022 pelas professoras Ana Cláudia Munari e Cristiane Lindemann, o Lendo Mídias teve a aderência, em 2024, da professora Ângela Fronckowiak.
Além de propor teorias para pensar a leitura em uma dimensão comparada entre mídias, os pesquisadores procuram vincular os estudos acerca da leitura comparada das mídias à proposição de práticas pedagógicas na área de Linguagens e suas tecnologias (BNCC), visando compreender o impacto da tecnologia digital na transfiguração do conceito de literacia midiática. O projeto se estende aos campos de Experiências da Educação Infantil e de Linguagens, no Ensino Fundamental. Nossa proposta é aprender com essa relação entre pesquisa e extensão, integrando os estudos do Programa de Pós-Graduação em Letras e as práticas escolares. Para isso, são discutidas propostas e feitas parcerias para colocar em prática atividades como oficinas, palestras e cursos de formação de professores.
A metodologia consiste em escutar, aprender e atender na e com a escola, propondo-se a ser uma ferramenta para os professores, escutando suas demandas. Este Projeto de Extensão está associado aos estudos realizados através de outros três projetos, dois deles vigentes, respectivamente até 2021, 2023 – Linguagens e suas tecnologias: intermidialidade e leitura (LTIL) e Linguagens e suas tecnologias: leitura das mídias na Educação Básica (LTLEB) –, e outro ainda vigente, até 2024: A literacia midiática digital na prática docente do Ensino Médio em escolas de Santa Cruz do Sul-RS (LMDPD). Estão vinculados ao Projeto dois Grupos de Pesquisa do CNPq: Leitura Comparada das mídias e Estudos Poéticos: Educação e linguagens; assim como os Grupos de Trabalho da Anpoll: Intermidialidade: Literatura, artes e mídias e Leitura e literatura infantil e juvenil.
A proposta está sendo colocada em prática por meio de um projeto piloto com a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul/RS, cuja instituição passa a atender o ensino integral em 2024 – um desafio para toda a comunidade escolar no Rio Grande do Sul.
Para participar ou tirar dúvidas, envie email para lendomidias@gmail.com.
PROFESSORES
DOUTORANDOS
MESTRANDOS
GRADUAÇÃO
Baseados nos pressupostos previstos na BNCC, no Referencial Gaúcho e em outros documentos orientadores, nos reunimos com Direção, Supervisão Escolar e professores para escutar e trocar ideias. Em seguida, o grupo de colaboradores do projeto avalia os próximos passos, desde a fundamentação teórica até a organização pragmática da ação, como reserva de local, organização dos materiais e financiamento, quando necessário. Outros colaboradores podem ser chamados para facilitar e/ou assistir as atividades com suas experiências e práticas.
Na escola que se tornou o projeto-piloto dessa ação, a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, esse espaço de mediação já foi construído, propondo-se um cronograma de ações que a própria comunidade edita, incluindo suas demandas. É a partir delas, assim, que planejamos aulas, palestras, oficinas, e construímos material pedagógico. A pesquisa, sempre necessária como base para a ação extensionista, será realizada pelos pesquisadores dos Grupos de Pesquisa ‘Leitura Comparada das Mídias’ e ‘Estudos Poéticos: Educação e Linguagem’ e no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, bem como nos Cursos de Graduação, sempre que envolver a leitura, o letramento, o multiletramento, a literacia, por exemplo, nos Cursos de Letras, Pedagogia, Comunicação e História.