Lendo Mídias

PLANO DE AULA - FATO x OPINIÃO

Objetivos: 

  • Compreender a diferença entre fato e opinião.
  • Desenvolver a habilidade de identificar informações objetivas e subjetivas em diferentes suportes textuais e visuais.
  • Estimular o pensamento crítico e a expressão criativa dos alunos

Competências LP – Ensino Fundamental:

  • Inferir ou deduzir informações implícitas.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas variadas (identificar/ distinguir e relacionar fato e opinião; causa/efeito; tese/ argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Habilidades Ensino Fundamental Anos Finais:

(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

Competências Ensino Médio:

Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

Habilidades Ensino Médio:

(EM13LP38) Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.

(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdos:

  • Definição e exemplificação de fato e opinião.
  • Análise e interpretação de textos jornalísticos e imagens.
  • Produção textual e encenação teatral.

Ano:

Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. 

As atividades propostas podem ser adaptadas conforme o nível de escolaridade dos alunos e conforme desenvolvimento da turma. Para o Ensino Fundamental, recomenda-se um foco maior em exemplos do cotidiano e linguagem mais acessível, priorizando atividades lúdicas, como o teatro e a produção de frases simples com base em imagens. Já para o Ensino Médio, é possível aprofundar a análise crítica, utilizando textos jornalísticos mais complexos e promovendo debates reflexivos sobre temas atuais, estimulando a argumentação e o pensamento crítico com maior autonomia. Dessa forma, o plano se ajusta às competências cognitivas de cada faixa etária, garantindo a eficácia do aprendizado.

Mobilização

Pergunta disparadora: “Como podemos diferenciar uma informação verdadeira de uma opinião pessoal?”

Vídeo para motivar a discussão: 

Breve explicação teórica e exibição de exemplos simples:

  • O que é um fato? Um fato é algo que pode ser comprovado. É uma informação real, objetiva, que pode ser verificada por meio de documentos, pesquisas, testemunhos, ou pela própria observação.

EX:

 “Portugal ganhou o Campeonato Europeu de Futebol em 2016.”

                 “O verão é uma estação do ano.”

  • O que é uma opinião? Uma opinião é um ponto de vista pessoal. É algo que alguém acredita ou sente, mas que não pode ser provado como verdadeiro ou falso de forma absoluta.

                 EX:

                      “Portugal tem a melhor seleção de futebol da Europa.”

                       “O inverno é mais agradável do que o verão.”

 

Construção do conhecimento

Atividade 1: Analisando as redes

  • O professor questiona se eles se recordam de terem visto ou ouvido nas redes alguma informação sobre a qual pesou a controvérsia entre ser fato ou opinião.
  • Os exemplos são discutidos e, se necessário, é dada a tarefa de pesquisar as informações em casa.

Atividade 2: Classificando textos da mídia

  • Seleção de recortes de notícias (impresso ou projetado).
  • Cada aluno recebe uma folha com um agrade de respostas numerada conforme o número de textos que serão apresentados.
  • À medida que os textos são apresentados, os alunos devem marcar a alternativa correta para cada texto, se Fato ou Opinião. 
  • Correção coletiva com discussão das justificativas.

 

Atividade 3: Julgando pela imagem

  • Apresentação de imagens diversas (paisagens, eventos, pessoas).
  • Produção de 2 frases de fato e 2 de opinião por aluno, com base na imagem.
  • Compartilhamento das frases e ideias em grupo.

 

Atividade 4: Teatro “Fato ou Opinião”

  • Divisão da turma em pequenos grupos.
  • Cada grupo cria uma mini peça de teatro (5 minutos), com personagens que falam apenas fatos e outros apenas opiniões.
  • O público identifica e justifica quem são os “fatos” e quem são as “opiniões”.

 

Síntese do Conhecimento   

  • Debate final sobre a importância de distinguir entre fato e opinião.
  • Reflexão sobre o papel da opinião na sociedade e nas mídias.
  • Proposta de redação ou atividade de reforço: 

Objetivo:
Consolidar a compreensão dos alunos sobre a diferença entre fato e opinião, aplicando esse conhecimento na prática da escrita.

Os alunos deverão escolher um tema livre (ou o professor pode sugerir alguns, como “uso de redes sociais”, “jogos de vídeo”, “a escola ideal”, “ambiente”, etc.) e, com base nesse tema, escrever um pequeno parágrafo contendo:

  • 3 frases de fato: informações que podem ser comprovadas, baseadas em dados, acontecimentos, ou observações verificáveis.
  • 3 frases de opinião: juízos de valor, preferências, crenças ou sentimentos pessoais sobre o tema.