Objetivos:
Competências LP – Ensino Fundamental:
Habilidades Ensino Fundamental Anos Finais:
(EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
Competências Ensino Médio:
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Habilidades Ensino Médio:
(EM13LP38) Analisar os diferentes graus de parcialidade/imparcialidade (no limite, a não neutralidade) em textos noticiosos, comparando relatos de diferentes fontes e analisando o recorte feito de fatos/dados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas realizadas pelo autor do texto, de forma a manter uma atitude crítica diante dos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas como produtor.
(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
Conteúdos:
Ano:
Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
As atividades propostas podem ser adaptadas conforme o nível de escolaridade dos alunos e conforme desenvolvimento da turma. Para o Ensino Fundamental, recomenda-se um foco maior em exemplos do cotidiano e linguagem mais acessível, priorizando atividades lúdicas, como o teatro e a produção de frases simples com base em imagens. Já para o Ensino Médio, é possível aprofundar a análise crítica, utilizando textos jornalísticos mais complexos e promovendo debates reflexivos sobre temas atuais, estimulando a argumentação e o pensamento crítico com maior autonomia. Dessa forma, o plano se ajusta às competências cognitivas de cada faixa etária, garantindo a eficácia do aprendizado.
Mobilização
Pergunta disparadora: “Como podemos diferenciar uma informação verdadeira de uma opinião pessoal?”
Vídeo para motivar a discussão:
Breve explicação teórica e exibição de exemplos simples:
EX:
“Portugal ganhou o Campeonato Europeu de Futebol em 2016.”
“O verão é uma estação do ano.”
EX:
“Portugal tem a melhor seleção de futebol da Europa.”
“O inverno é mais agradável do que o verão.”
Construção do conhecimento
Atividade 1: Analisando as redes
Atividade 2: Classificando textos da mídia
Atividade 3: Julgando pela imagem
Atividade 4: Teatro “Fato ou Opinião”
Síntese do Conhecimento
Objetivo:
Consolidar a compreensão dos alunos sobre a diferença entre fato e opinião, aplicando esse conhecimento na prática da escrita.
Os alunos deverão escolher um tema livre (ou o professor pode sugerir alguns, como “uso de redes sociais”, “jogos de vídeo”, “a escola ideal”, “ambiente”, etc.) e, com base nesse tema, escrever um pequeno parágrafo contendo: